quinta-feira, 6 de maio de 2010

Empresa de Vera Cruz é destaque em Portal de Notícias do estado

Confira matéria publicada no portal Nabocadomundo, no qual a Empresa Farinha dos Anjos é destaque.A Indústria integra o roteiro do Passeio Rural em Vera Cruz, é consolidada no mercado e referência nacional em higienização.

Veja na íntegra:

Empresa potiguar fabricante de farinha investe em capacitação e lidera mercado

Jânio dos Anjos, proprietário da Farinha dos Anjos, é um empresário de sucesso. A empresa dele, de origem familiar, ocupa as gôndolas dos principais supermercados de Natal e é referência nacional de indústria de farinha de mandioca, segundo o órgão de vigilância sanitária do Rio Grande do Norte. A fábrica, instalada no município de Vera Cruz, também faz parte de roteiros de turismo rural na região do Seridó.

O empresário esteve em Brasília essa semana e contou sua história na Semana Sebrae do Agronegócio (até quinta-feira, em Brasília) para relatar a transformação do empreendimento familiar em indústria estruturada de acordo com as exigências do mercado atual.“Deixamos de ser casa de farinha e, hoje, somos uma indústria de farinha de mandioca”, diz, orgulhoso.

A história do empreendimento começa na década de 50, com a iniciativa do avô de Jânio. Porém, o modo de produção continuou o mesmo até 2006, quando ele assumiu o negócio em decorrência da doença do pai, que herdou o comando da empresa após o patriarca da família deixar a função.

Quando Jânio assumiu o negócio, o Sebrae no Rio Grande do Norte estava começando a implantar o projeto APL da Mandioca do Seridó. Pesquisa da instituição apontava a necessidade de mudar a fabricação da farinha para padrões mais higiênicos e organizados.

Jânio participou de todas as capacitações e cursos oferecidos, em especial, daqueles sobre inovação tecnológica. “Fiz cursos desde controle de pragas no plantio até gestão financeira e embalagens”, informa.

Enfrentando resistência do pai e da família, Jânio resolveu colocar em prática o aprendizado. Partiu de uma estratégia de adequação técnica e tecnológica e investiu em novos equipamentos, financiados pelo Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Fotos dos períodos antes evidenciam a enorme diferença nos processos de produção, na raspagem da mandioca, instalações, na inclusão do lavador desenvolvido pelo pai, nos funcionários devidamente uniformizados (com aventais, toucas, luvas, botas, etc),no empacotamento, armazenamento, entre outros aspectos.

“No tempo do meu avô, eram fabricados dois mil quilos por mês. No do meu pai, 20 mil. E hoje, a média é de 80 a 100 mil quilos mensais”, compara. Apesar da demanda do mercado aumentar a cada dia, o empresário diz que continuará apostando na qualidade do produto e não sucumbirá à tentação de expandir a produção para não perder o diferencial da empresa.

Publicado http://www.nabocadomundo.com/noticias/visualizar/22377
Fonte:Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário