sexta-feira, 19 de março de 2010

Novos passos para o desenvolvimento do Turismo Rural em Vera Cruz

Com a proximidade do encerramento das atividades do projeto Turismo Rural no município de Vera Cruz, a equipe da UFRN, promoveu uma reunião na cidadecom os integrantes que compõe o Passeio Rural; artesãos, agricultores, produtores de farinha, representantes da administração pública e da sociedade civil.
Foto:Alan Wescley
A idéia da roda de conversa foi definir os rumos do Turismo Rural, após a saída da Universidade e discutir como seria a promoção do destino turístico em Vera Cruz. Especialmente o Passeio Rural um produto consolidado no mercado, e as novas possibilidades como o Café Agrestino. Foi proposto que a comunidade organizasse uma entidade ou conselho de Turismo, que a partir de maio passe a promover o roteiro turístico.

Em contrapartida, o grupo da UFRN promoverá oficinas de capacitação para a comunidade, organizar o turismo na cidade.Os integrantes do conselho representariam os diversos fornecedores de produtos do passeio rural e a sociedade em geral, que tenha interesse em particpar e promover o turismo em Vera Cruz. Para Jânio, gerente da casa de farinha dos Anjos, "O passeio só nos trouxe benefícios e nos temos que fazer o possível para que o turista continue vindo pra cá."

Durante a reunião foi apresentado o projeto do Portfólio, produto que servirá para a divulgação do município, no trade turístico do Rio Grande do Norte e outros estados brasileiros.Outro material importante em construção é o Inventário Turístico. Um rico material que será entregue a comunidade e apontará dados socioeconômicos, além do mapeamento de manifestações culturais. Os dois produtos são frutos das pesquisas do grupo de Turismo Rural da UFRN.

A reunião foi um bom momento para apresentar aos municípes, a importância de Vera Cruz no cenário turístico.A cidade hoje integra o região metropolitana de Natal, está localizada em uma região que vem sendo favorecida com o turismo, a exemplo de Santa Cruz com o turismo religioso, além da Copa 2014 que beneficiará as cidades que estão no entorno da cidade-sede Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário